sexta-feira, 29 de junho de 2012

Breve reflexão sobre Currículo Escolar


No trabalho final de uma das disciplinas da Pós graduação Educação e Currículo da PUC-SP, foi proposto discutir sobre o currículo escolar na atualidade. Discuti o currículo que podemos ter diante das incertezas de um tempo pós moderno. Sendo a escola uma instituição de normalização, disciplina e um direito universal  mais especificamente desde os fins do séc. XIX, quando passou a ser gratuita e laica, com o fim precípuo de homogenização. Mas o que fazer diante das diversidades e múltiplas realidades em que ocorrem rápidas e profundas  transformações econômicas, sociais e políticas e a tecnologia encurta a distancia e o tempo é descontínuo...esses e outros aspectos cumpre aos educadores deste século colocarem em suas agendas de preocupações se quiserem uma educação escolar mais coerente com as necessidades atuais. Podemos refletir que provavelmente "Sem um passado representado pelos ritos, pelas tradições e pela memória, não pode haver raízes, e sem raízes, os seres humanos se vêem condenados a ficarem isolados no tempo; sendo muito fácil, então, passarem desse isolamento à autodestruição." (Nisbet, in J.Gimeno Sacristán, Poderes instáveis em Educação, Porto Alegre: ArtMed, 1991).Então temos muito a fazer nesse desafio de rehabilitar a escola em pleno século XXI.

Nenhum comentário: