Suco emagrecedor
Alimentos antioxidantes e radicais livres: como funciona??
A qualidade de vida depende muito dos alimentos que ingerimos no dia a dia. É preciso ter cautela, pois coisas simples pode nos ajudar ou prejudicar a vida saudável que tanto sonhamos e além do mais, adquirirmos hábitos alimentares que só nos causam bem!! Abaixo, uma explanação sobre alimentos antioxidantes e radicais livres, publicados pelo site Qualidade de vida(Facebook)
Frutas vermelhas, vegetais verdes, oleaginosas, chá verde, vegetais alaranjados e chocolate amargo são alguns dos principais alimentos que ajudam a controlar os radicais livres em nosso organismo...
Mas atenção: Use com moderação, principalmente o chá verde (pode produzir inchaços por conter cafeína) e o chocolate (50g por dia no máximo).
Mas o que são radicais livres e alimentos antioxidantes?
São espécies que apresentam eletrons desemparelhados. Os radicais livres possuem elétrons de valência desemparelhados, e, portanto, são altamente reativos, podendo inclusive reagir entre si em uma dimerização para formar uma molécula com todos os elétrons emparelhados.
No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células, durante o processo de combustão por oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo, entretanto, o nosso organismo possui enzimas protectoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação, ou seja, nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através de nosso metabolismo.
Os processos metabólicos não são a única fonte de radicais livres. Fatores externos podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas. Entre esses fatores estão:
Poluição ambiental;
Raio-X e radiação ultravioleta;
Cigarro;
Álcool;
Resíduos de pesticidas;
Substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, conservantes, hormônios)
Estresse;
Consumo de gorduras saturadas (frituras, etc);
Consumo de gordura animal;
É importante destacar que uma boa alimentação, rica em verduras, legumes e frutas, é a melhor maneira de prevenir os malefícios dos radicais livres.
Uma parte do oxigênio que respiramos se transforma em radicais livres, portanto o próprio exercício físico é um importante gerador dessas moléculas. Deve ser lembrado que os radicais livres também têm um papel importante atuando no combate a inflamações, matando bactérias, e controlando o tônus dos músculos lisos.
Os antioxidantes protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres. Alguns antioxidantes são produzidos por nosso próprio corpo e outros - como as vitaminas C, E e o beta-caroteno (Scavengers) - são ingeridos
Nenhum comentário:
Postar um comentário