quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Salmo Número 85 e salmo do dia

Salmo Número 85.
.
1 Mostraste favor, Senhor, à tua terra; fizeste regressar os cativos de Jacó. 2 Perdoaste a iniqüidade do teu povo; cobriste todos os seus pecados.3 Retraíste toda a tua cólera; refreaste o ardor da tua ira.4 Restabelece-nos, ó Deus da nossa salvação, e faze cessar a tua indignação contra nós.5 Estarás para sempre irado contra nós? estenderás a tua ira a todas as gerações?6 Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se regozije em ti?7 Mostra-nos, Senhor, a tua benignidade, e concede-nos a tua salvação.8 Escutarei o que Deus, o Senhor, disser; porque falará de paz ao seu povo, e aos seus santos, contanto que não voltem à insensatez.9 Certamente que a sua salvação está perto daqueles que o temem, para que a glória habite em nossa terra.10 A benignidade e a fidelidade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram.11 A fidelidade brota da terra, e a justiça olha desde o céu.
12 O Senhor dará o que é bom, e a nossa terra produzirá o seu fruto.

Salmo do dia: No 25.
.
1 A ti, Senhor, elevo a minha alma.2 Deus meu, em ti confio; não seja eu envergonhado; não triunfem sobre mim os meus inimigos.3 Não seja envergonhado nenhum dos que em ti esperam; envergonhados sejam os que sem causa procedem traiçoeiramente.4 Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas.5 Guia-me na tua verdade, e ensina-me; pois tu és o Deus da minha salvação; por ti espero o dia todo.6 Lembra-te, Senhor, da tua compaixão e da tua benignidade, porque elas são eternas.7 Não te lembres dos pecado da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas, segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, pela tua bondade, ó Senhor8 Bom e reto é o Senhor; pelo que ensina o caminho aos pecadores.9 Guia os mansos no que é reto, e lhes ensina o seu caminho.10 Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam o seu pacto e os seus testemunhos.11 Por amor do teu nome, Senhor, perdoa a minha iniqüidade, pois é grande.12 Qual é o homem que teme ao Senhor? Este lhe ensinará o caminho que deve escolher.13 Ele permanecerá em prosperidade, e a sua descendência herdará a terra.14 O conselho do Senhor é para aqueles que o temem, e ele lhes faz saber o seu pacto 15 Os meus olhos estão postos continuamente no Senhor, pois ele tirará do laço os meus pés. 16 Olha para mim, e tem misericórdia de mim, porque estou desamparado e aflito.17 Alivia as tribulações do meu coração; tira-me das minhas angústias.18 Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados.19 Olha para os meus inimigos, porque são muitos e me odeiam com ódio cruel.20 Guarda a minha alma, e livra-me; não seja eu envergonhado, porque em ti me refúgio.21 A integridade e a retidão me protejam, porque em ti espero.22 Redime, ó Deus, a Israel de todas as suas angústias.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Salmo 84 e salmo do dia

Salmo 84

1 QUÃO amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!2. A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. 3. Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.4. Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. (Selá.)5. Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.6. Que, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques.7. Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus.8. SENHOR Deus dos Exércitos, escuta a minha oração; inclina os ouvidos, ó Deus de Jacó! (Selá.)9. Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido.10. Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.11. Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.
12. SENHOR dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.



Salmos do dia: Salmo 27

O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram. Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria.

Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei: que possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e aprender no seu templo. Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha. Também a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão ao redor de mim; pelo que oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao SENHOR.

Ouve, Senhor, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim e responde-me.

Quando tu disseste: Buscai meu rosto, o meu coração te disse a ti: O teu rosto, SENHOR, buscarei. Não escondas de mim a tua face e não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda; não me deixes, nem me desampares, ó Deus da minha salvação. Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá.

Ensina-me, Senhor, o teu caminho e guia-me pela vereda direita, por causa dos que me andam espiando. Não me entregues à vontade dos meus adversários, pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que respiram crueldade. Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria os bens do Senhor na terra dos viventes.

Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Salmo Número 83 e salmo do dia

Salmo Número 83.
.
1 Ó Deus, não guardes silêncio; não te cales nem fiques impassível, ó Deus.2 Pois eis que teus inimigos se alvoroçam, e os que te odeiam levantam a cabeça.3 Astutamente formam conselho contra o teu povo, e conspiram contra os teus protegidos.4 Dizem eles: Vinde, e apaguemo-los para que não sejam nação, nem seja lembrado mais o nome de Israel.5 Pois à uma se conluiam; aliam-se contra ti6 as tendas de Edom e os ismaelitas, Moabe e os hagarenos,7 Gebal, Amom e Amaleque, e a Filístia com os habitantes de tiro.8 Também a Assíria se ligou a eles; eles são o braço forte dos filhos de Ló.9 Faze-lhes como fizeste a Midiã, como a Sísera, como a Jabim junto ao rio Quisom,10 os quais foram destruídos em En-Dor; tornaram-se esterco para a terra.11 Faze aos seus nobres como a Orebe e a Zeebe; e a todos os seus príncipes como a Zebá e a Zalmuna,12 que disseram: Tomemos para nós as pastagens de Deus.13 Deus meu, faze-os como um turbilhão de pó, como a palha diante do vento.14 Como o fogo queima um bosque, e como a chama incedeia as montanhas,15 assim persegue-os com a tua tempestade, e assombra-os com o teu furacão.16 Cobre-lhes o rosto de confusão, de modo que busquem o teu nome, Senhor.17 Sejam envergonhados e conturbados perpetuamente; sejam confundidos, e pereçam,18 para que saibam que só tu, cujo nome é o Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra.


Salmo do dia No 87.
.
1 O fundamento dela está nos montes santos. 2 O Senhor ama as portas de Sião mais do que todas as habitações de Jacó.3 Coisas gloriosas se dizem de ti, ó cidade de Deus.4 Farei menção de Raabe e de Babilônia dentre os que me conhecem; eis que da Filístia, e de Tiro, e da Etiópia, se dirá: Este nasceu ali.5 Sim, de Sião se dirá: Este e aquele nasceram ali; e o próprio Altíssimo a estabelecerá.6 O Senhor, ao registrar os povos, dirá: Este nasceu ali.7 Tanto os cantores como os que tocam instrumentos dirão: Todas as minhas fontes estão em ti. 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Salmo Número 82 e salmo do dia

Agradeço a Deus pela saúde e paz na família ..especialmente Má, felicidades mil em seu aniversário!

Salmo Número 82.
.
1 Deus está na assembléia divina; julga no meio dos deuses: 2 Até quando julgareis injustamente, e tereis respeito às pessoas dos ímpios?
3 Fazei justiça ao pobre e ao órfão; procedei retamente com o aflito e o desamparado. 4 Livrai o pobre e o necessitado, livrai-os das mãos dos ímpios.5 Eles nada sabem, nem entendem; andam vagueando às escuras; abalam-se todos os fundamentos da terra. 6 Eu disse: Vós sois deuses, e filhos do Altíssimo, todos vós.7 Todavia, como homens, haveis de morrer e, como qualquer dos príncipes, haveis de cair. 8 Levanta-te, ó Deus, julga a terra; pois a ti pertencem todas as nações.


Salmo do dia No 36.
.
1 A transgressão fala ao ímpio no íntimo do seu coração; não há temor de Deus perante os seus olhos. 2 Porque em seus próprios olhos se lisonjeia, cuidando que a sua iniquidade não será descoberta e detestada.3 As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de ser prudente e de fazer o bem.4 Maquina o mal na sua cama; põe-se em caminho que não é bom; não odeia o mal.5 A tua benignidade, Senhor, chega até os céus, e a tua fidelidade até as nuvens.6 A tua justiça é como os montes de Deus, os teus juízos são como o abismo profundo. Tu, Senhor, preservas os homens e os animais.7 Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade! Os filhos dos homens se refugiam à sombra das tuas asas.8 Eles se fartarão da gordura da tua casa, e os farás beber da corrente das tuas delícias;9 pois em ti está o manancial da vida; na tua luz vemos a luz.10 Continua a tua benignidade aos que te conhecem, e a tua justiça aos retos de coração.11 Não venha sobre mim o pé da soberba, e não me mova a mão dos ímpios.12 Ali caídos estão os que praticavam a iniquidade  estão derrubados, e não se podem levantar.


domingo, 24 de fevereiro de 2013

Salmo Número 81 e salmo do dia

Agradeço a Deus pela união da família,  pela paz, e pela festa maravilhosa que tivemos ontem!!

Salmo Número 81
.
1 Cantai alegremente a Deus, nossa fortaleza; erguei alegres vozes ao Deus de Jacó. 2 Entoai um salmo, e fazei soar o adufe, a suave harpa e o saltério.3 Tocai a trombeta pela lua nova, pela lua cheia, no dia da nossa festa.4 Pois isso é um estatuto para Israel, e uma ordenança do Deus de Jacó.5 Ordenou-o por decreto em José, quando saiu contra a terra do Egito. Ouvi uma voz que não conhecia, dizendo:6 Livrei da carga o seu ombro; as suas mãos ficaram livres dos cestos.7 Na angústia clamaste e te livrei; respondi-te no lugar oculto dos trovões; provei-te junto às águas de Meribá.8 Ouve-me, povo meu, e eu te admoestarei; ó Israel, se me escutasses!9 não haverá em ti deus estranho, nem te prostrarás ante um deus estrangeiro.10 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e eu a encherei.11 Mas o meu povo não ouviu a minha voz, e Israel não me quis.12 Pelo que eu os entreguei à obstinação dos seus corações, para que andassem segundo os seus próprios conselhos.13 Oxalá me escutasse o meu povo! oxalá Israel andasse nos meus caminhos!14 Em breve eu abateria os seus inimigos, e voltaria a minha mão contra os seus adversários.15 Os que odeiam ao Senhor o adulariam, e a sorte deles seria eterna.16 E eu te sustentaria com o trigo mais fino; e com o mel saído da rocha eu te saciaria.

Salmo do dia nº 7.
.
1 Senhor, Deus meu, confio, salva-me de todo o que me persegue, e livra-me;2 para que ele não me arrebate, qual leão, despedaçando-me, sem que haja quem acuda.3 Senhor, Deus meu, se eu fiz isto, se há perversidade nas minhas mãos,4 se paguei com o mal àquele que tinha paz comigo, ou se despojei o meu inimigo sem causa.5 persiga-me o inimigo e alcance-me; calque aos pés a minha vida no chão, e deite no pó a minha glória.6 Ergue-te, Senhor, na tua ira; levanta-te contra o furor dos meus inimigos; desperta-te, meu Deus, pois tens ordenado o juízo.
7 Reúna-se ao redor de ti a assembléia dos povos, e por cima dela remonta-te ao alto.8 O Senhor julga os povos; julga-me, Senhor, de acordo com a minha justiça e conforme a integridade que há em mim.
9 Cesse a maldade dos ímpios, mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas o coração e os rins.10 O meu escudo está em Deus, que salva os retos de coração.11 Deus é um juiz justo, um Deus que sente indignação todos os dias.12 Se o homem não se arrepender, Deus afiará a sua espada; armado e teso está o seu arco;13 já preparou armas mortíferas, fazendo suas setas inflamadas.14 Eis que o mau está com dores de perversidade; concedeu a malvadez, e dará à luz a falsidade.15 Abre uma cova, aprofundando-a, e cai na cova que fez.16 A sua malvadez recairá sobre a sua cabeça, e a sua violência descerá sobre o seu crânio.17 Eu louvarei ao Senhor segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do Senhor, o Altíssimo.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Salmo do dia Número 80.

Salmo do dia Número 80.
.
1 Ó pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como a um rebanho, que estás entronizado sobre os querubins, resplandece.2 Perante Efraim, Benjamim e Manassés, desperta o teu poder, e vem salvar-nos.3 Reabilita-nos, ó Deus; faze resplandecer o teu rosto, para que sejamos salvos.4 Ó Senhor Deus dos exércitos, até quando te indignarás contra a oração do teu povo?5 Tu os alimentaste com pão de lágrimas, e lhes deste a beber lágrimas em abundância.6 Tu nos fazes objeto de escárnio entre os nossos vizinhos; e os nossos inimigos zombam de nós entre si.7 Reabilita-nos, ó Deus dos exércitos; faze resplandecer o teu rosto, para que sejamos salvos.8 Trouxeste do Egito uma videira; lançaste fora as nações, e a plantaste.9 Preparaste-lhe lugar; e ela deitou profundas raízes, e encheu a terra. 10 Os montes cobriram-se com a sua sombra, e os cedros de Deus com os seus ramos.11 Ela estendeu a sua ramagem até o mar, e os seus rebentos até o Rio.12 Por que lhe derrubaste as cercas, de modo que a vindimam todos os que passam pelo caminho?13 O javali da selva a devasta, e as feras do campo alimentam-se dela.14 Ó Deus dos exércitos, volta-te, nós te rogamos; atende do céu, e vê, e visita esta videira,15 a videira que a tua destra plantou, e o sarmento que fortificaste para ti.16 Está queimada pelo fogo, está cortada; eles perecem pela repreensão do teu rosto.17 Seja a tua mão sobre o varão da tua destra, sobre o filho do homem que fortificaste para ti.18 E não nos afastaremos de ti; vivifica-nos, e nós invocaremos o teu nome.19 Reabilita-nos, Senhor Deus dos exércitos; faze resplandecer o teu rosto, para que sejamos salvos. 
.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Salmo do dia 79.

Salmo do dia: 79.
.
1 Ó Deus, as nações invadiram a tua herança; contaminaram o teu santo templo; reduziram Jerusalém a ruínas. 2 Deram os cadáveres dos teus servos como pastos às aves dos céus, e a carne dos teus santos aos animais da terra.3 Derramaram o sangue deles como água ao redor de Jerusalém, e não houve quem os sepultasse.4 Somos feitos o opróbrio dos nossos vizinhos, o escárnio e a zombaria dos que estão em redor de nós.5 Até quando, Senhor? Indignar-te-ás para sempre? Arderá o teu zelo como fogo?6 Derrama o teu furor sobre as nações que não te conhecem, e sobre os reinos que não invocam o teu nome;7 porque eles devoraram a Jacó, e assolaram a sua morada. 8 Não te lembres contra nós das iniquidades de nossos pais; venha depressa ao nosso encontro a tua compaixão, pois estamos muito abatidos.9 Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu nome; livra-nos, e perdoa os nossos pecados, por amor do teu nome.10 Por que diriam as nações: Onde está o seu Deus? Torne-se manifesta entre as nações, à nossa vista, a vingança do sangue derramado dos teus servos.11 Chegue à tua presença o gemido dos presos; segundo a grandeza do teu braço, preserva aqueles que estão condenados à morte.12 E aos nossos vizinhos, deita-lhes no regaço, setuplicadamente, a injúria com que te injuriaram, Senhor.13 Assim nós, teu povo ovelhas de teu pasto, te louvaremos eternamente; de geração em geração publicaremos os teus louvores.

.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Salmo 78 e salmo do dia

Salmo do dia: 78 
.
1 Escutai o meu ensino, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca.2 Abrirei a minha boca numa parábola; proporei enigmas da antigüidade,3 coisas que temos ouvido e sabido, e que nossos pais nos têm contado.4 Não os encobriremos aos seus filhos, cantaremos às gerações vindouras os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que tem feito.5 Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, as quais coisas ordenou aos nossos pais que as ensinassem a seus filhos;
6 para que as soubesse a geração vindoura, os filhos que houvesse de nascer, os quais se levantassem e as contassem a seus filhos,7 a fim de que pusessem em Deus a sua esperança, e não se esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos;8 e que não fossem como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração de coração instável, cujo espírito não foi fiel para com Deus.9 Os filhos de Efraim, armados de arcos, retrocederam no dia da peleja.10 Não guardaram o pacto de Deus, e recusaram andar na sua lei;11 esqueceram-se das suas obras e das maravilhas que lhes fizera ver.12 Maravilhas fez ele à vista de seus pais na terra do Egito, no campo de Zoã.13 Dividiu o mar, e os fez passar por ele; fez com que as águas parassem como um montão.14 Também os guiou de dia por uma nuvem, e a noite toda por um clarão de fogo.15 Fendeu rochas no deserto, e deu-lhes de beber abundantemente como de grandes abismos.16 Da penha fez sair fontes, e fez correr águas como rios.17 Todavia ainda prosseguiram em pecar contra ele, rebelando-se contra o Altíssimo no deserto.18 E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo comida segundo o seu apetite.19 Também falaram contra Deus, dizendo: Poderá Deus porventura preparar uma mesa no deserto? Acaso fornecerá carne para o seu povo?20 Pelo que o Senhor, quando os ouviu, se indignou; e acendeu um fogo contra Jacó, e a sua ira subiu contra Israel;21 Pelo que o Senhor, quando os ouviu, se indignou; e acendeu um fogo contra Jacó, e a sua ira subiu contra Israel;22 porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação.23 Contudo ele ordenou às nuvens lá em cima, e abriu as portas dos céus;24 fez chover sobre eles maná para comerem, e deu-lhes do trigo dos céus.25 Cada um comeu o pão dos poderosos; ele lhes mandou comida em abundância.26 Fez soprar nos céus o vento do oriente, e pelo seu poder trouxe o vento sul.27 Sobre eles fez também chover carne como poeira, e aves de asas como a areia do mar;28 e as fez cair no meio do arraial deles, ao redor de suas habitações.29 Então comeram e se fartaram bem, pois ele lhes trouxe o que cobiçavam.30 Não refrearam a sua cobiça. Ainda lhes estava a comida na boca,31 quando a ira de Deus se levantou contra eles, e matou os mais fortes deles, e prostrou os escolhidos de Israel.32 Com tudo isso ainda pecaram, e não creram nas suas maravilhas.33 Pelo que consumiu os seus dias como um sopro, e os seus anos em repentino terror.34 Quando ele os fazia morrer, então o procuravam; arrependiam-se, e de madrugada buscavam a Deus.35 Lembravam-se de que Deus era a sua rocha, e o Deus Altíssimo o seu Redentor.36 Todavia lisonjeavam-no com a boca, e com a língua lhe mentiam.37 Pois o coração deles não era constante para com ele, nem foram eles fiéis ao seu pacto.38 Mas ele, sendo compassivo, perdoou a sua iniqüidade, e não os destruiu; antes muitas vezes desviou deles a sua cólera, e não acendeu todo o seu furor.39 Porque se lembrou de que eram carne, um vento que passa e não volta.40 Quantas vezes se rebelaram contra ele no deserto, e o ofenderam no ermo!41 Voltaram atrás, e tentaram a Deus; e provocaram o Santo de Israel.42 Não se lembraram do seu poder, nem do dia em que os remiu do adversário,43 nem de como operou os seus sinais no Egito, e as suas maravilhas no campo de Zoã,44 convertendo em sangue os seus rios, para que não pudessem beber das suas correntes.45 Também lhes mandou enxames de moscas que os consumiram, e rãs que os destruíram.46 Entregou às lagartas as novidades deles, e o fruto do seu trabalho aos gafanhotos.47 Destruiu as suas vinhas com saraiva, e os seus sicômoros com chuva de pedra.
48 Também entregou à saraiva o gado deles, e aos coriscos os seus rebanhos.49 E atirou sobre eles o ardor da sua ira, o furor, a indignação, e a angústia, qual companhia de anjos destruidores.50 Deu livre curso à sua ira; não os poupou da morte, mas entregou a vida deles à pestilência.51 Feriu todo primogênito no Egito, primícias da força deles nas tendas de Cão.52 Mas fez sair o seu povo como ovelhas, e os guiou pelo deserto como a um rebanho.53 Guiou-os com segurança, de sorte que eles não temeram; mas aos seus inimigos, o mar os submergiu.54 Sim, conduziu-os até a sua fronteira santa, até o monte que a sua destra adquirira.55 Expulsou as nações de diante deles; e dividindo suas terras por herança, fez habitar em suas tendas as tribos de Israel.56 Contudo tentaram e provocaram o Deus Altíssimo, e não guardaram os seus testemunhos.57 Mas tornaram atrás, e portaram-se aleivosamente como seus pais; desviaram-se como um arco traiçoeiro.58 Pois o provocaram à ira com os seus altos, e o incitaram a zelos com as suas imagens esculpidas.59 Ao ouvir isso, Deus se indignou, e sobremodo abominou a Israel.60 Pelo que desamparou o tabernáculo em Siló, a tenda da sua morada entre os homens,61 dando a sua força ao cativeiro, e a sua glória à mão do inimigo.62 Entregou o seu povo à espada, e encolerizou-se contra a sua herança.63 Aos seus mancebos o fogo devorou, e suas donzelas não tiveram cântico nupcial.64 Os seus sacerdotes caíram à espada, e suas viúvas não fizeram pranto.65 Então o Senhor despertou como dum sono, como um valente que o vinho excitasse.66 E fez recuar a golpes os seus adversários; infligiu-lhes eterna ignomínia.67 Além disso, rejeitou a tenda de José, e não escolheu a tribo de Efraim;68 antes escolheu a tribo de Judá, o monte Sião, que ele amava.69 Edificou o seu santuário como os lugares elevados, como a terra que fundou para sempre.70 Também escolheu a Davi, seu servo, e o tirou dos apriscos das ovelhas;71 de após as ovelhas e suas crias o trouxe, para apascentar a Jacó, seu povo, e a Israel, sua herança.72 E ele os apascentou, segundo a integridade do seu coração, e os guiou com a perícia de suas mãos.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Salmo Número 77 e salmo do dia

Salmo Número 77.
.
1 Levanto a Deus a minha voz; a Deus levanto a minha voz, para que ele me ouça. 2 No dia da minha angústia busco ao Senhor; de noite a minha mão fica estendida e não se cansa; a minha alma recusa ser consolada. 3 Lembro-me de Deus, e me lamento; queixo-me, e o meu espírito desfalece. 4 Conservas vigilantes os meus olhos; estou tão perturbado que não posso falar. 5 Considero os dias da antiguidade  os anos dos tempos passados.6 De noite lembro-me do meu cântico; consulto com o meu coração, e examino o meu espírito.  7 Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável?8 Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se a sua promessa para todas as gerações 9 Esqueceu-se Deus de ser compassivo? Ou na sua ira encerrou ele as suas ternas misericórdias?10 E eu digo: Isto é minha enfermidade; acaso se mudou a destra do Altíssimo?11 Recordarei os feitos do Senhor; sim, me lembrarei das tuas maravilhas da antigüidade. 12 Meditarei também em todas as tuas obras, e ponderarei os teus feitos poderosos 13 O teu caminho, ó Deus, é em santidade; que deus é grande como o nosso Deus? 14 Tu és o Deus que fazes maravilhas; tu tens feito notória a tua força entre os povos.15 Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José.16 As águas te viram, ó Deus, as águas te viram, e tremeram; os abismos também se abalaram.17 As nuvens desfizeram-se em água; os céus retumbaram; as tuas flechas também correram de uma para outra parte.18 A voz do teu trovão estava no redemoinho; os relâmpagos alumiaram o mundo; a terra se abalou e tremeu.19 Pelo mar foi teu caminho, e tuas veredas pelas grandes águas; e as tuas pegadas não foram conhecidas.20 Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão.
Salmo do dia Número 120.
.
1 Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me ouviu.2 Senhor, livra-me dos lábios mentirosos e da língua enganadora.3 Que te será dado, ou que te será acrescentado, língua enganadora?4 Flechas agudas do valente, com brasas vivas de zimbro!5 Ai de mim, que peregrino em Meseque, e habito entre as tendas de Quedar!6 Há muito que eu habito com aqueles que odeiam a paz.7 Eu sou pela paz; mas quando falo, eles são pela guerra.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Salmo Número 76 e salmo do dia

Hoje rezo especialmente pelo anjo da guarda de meu tio e de toda a família !Que Deus nos dê a força e a coragem necessária diante dos obstáculos a serem enfrentados! Oremos com fé e esperança!

Salmo Número 76.
.
1 Conhecido é Deus em Judá, grande é o seu nome em Israel.2 Em Salém está a sua tenda, e a sua morada em Sião.3 Ali quebrou ele as flechas do arco, o escudo, a espada, e a guerra.4 Glorioso és tu, mais majestoso do que os montes eternos.5 Os ousados de coração foram despojados; dormiram o seu último sono; nenhum dos homens de força pôde usar as mãos.6 À tua repreensão, ó Deus de Jacó, cavaleiros e cavalos ficaram estirados sem sentidos.7 Tu, sim, tu és tremendo; e quem subsistirá à tua vista, quando te irares?8 Desde o céu fizeste ouvir o teu juízo; a terra tremeu e se aquietou,9 quando Deus se levantou para julgar, para salvar a todos os mansos da terra.10 Na verdade a cólera do homem redundará em teu louvor, e do restante da cólera tu te cingirás.11 Fazei votos, e pagai-os ao Senhor, vosso Deus; tragam presentes, os que estão em redor dele, àquele que deve ser temido.12 Ele ceifará o espírito dos príncipes; é tremendo para com os reis da terra. 

Salmo do dia Número 16.
.
1 Guarda-me, ó Deus, porque em ti me refugio.2 Digo ao Senhor: Tu és o meu Senhor; além de ti não tenho outro bem.3 Quanto aos santos que estão na terra, eles são os ilustres nos quais está todo o meu prazer.4 Aqueles que escolhem a outros deuses terão as suas dores multiplicadas; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios.5 Tu, Senhor, és a porção da minha herança e do meu cálice; tu és o sustentáculo do meu quinhão.6 As sortes me caíram em lugares deliciosos; sim, coube-me uma formosa herança.7 Bendigo ao Senhor que me aconselha; até os meus rins me ensinam de noite.8 Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; porquanto ele está à minha mão direita, não serei abalado.9 Porquanto está alegre o meu coração e se regozija a minha alma; também a minha carne habitará em segurança.10 Pois não deixarás a minha alma no Seol, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.11 Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente.
.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Salmo Número 75 e salmo do dia

Salmo Número 75.
.
1 Damos-te graças, ó Deus, damos-te graças, pois o teu nome está perto; os que invocam o teu nome anunciam as tuas maravilhas.2 Quando chegar o tempo determinado, julgarei retamente.3 Dissolve-se a terra e todos os seus moradores, mas eu lhe fortaleci as colunas. 4 Digo eu aos arrogantes: Não sejais arrogantes; e aos ímpios: Não levanteis a fronte;5 não levanteis ao alto a vossa fronte, nem faleis com arrogância.6 Porque nem do oriente, nem do ocidente, nem do deserto vem a exaltação.7 Mas Deus é o que julga; a um abate, e a outro exalta.8 Porque na mão do Senhor há um cálice, cujo vinho espuma, cheio de mistura, do qual ele dá a beber; certamente todos os ímpios da terra sorverão e beberão as suas fezes.9 Mas, quanto a mim, exultarei para sempre, cantarei louvores ao Deus de Jacó.10 E quebrantarei todas as forças dos ímpios, mas as forças dos justos serão exaltadas. 

Salmo do dia Número 111.
.
1 Louvai ao Senhor. De todo o coração darei graças ao Senhor, no concílio dos retos e na congregação. 2 Grandes são as obras do Senhor, e para serem estudadas por todos os que nelas se comprazem.3 Glória e majestade há em sua obra; e a sua justiça permanece para sempre.4 Ele fez memoráveis as suas maravilhas; compassivo e misericordioso é o Senhor. 5 Dá mantimento aos que o temem; lembra-se sempre do seu pacto.6 Mostrou ao seu povo o poder das suas obras, dando-lhe a herança das nações.7 As obras das suas mãos são verdade e justiça; fiéis são todos os seus preceitos; 8 firmados estão para todo o sempre; são feitos em verdade e retidão.9 Enviou ao seu povo a redenção; ordenou para sempre o seu pacto; santo e tremendo é o seu nome.10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Rezemos c confiança Salmo 74 e salmo do dia

Salmo Número 74.
.
1 Ó Deus, por que nos rejeitaste para sempre? Por que se acende a tua ira contra o rebanho do teu pasto?2 Lembra-te da tua congregação, que compraste desde a antigüidade, que remiste para ser a tribo da tua herança, e do monte Sião, em que tens habitado.3 Dirige os teus passos para as perpétuas ruínas, para todo o mal que o inimigo tem feito no santuário.4 Os teus inimigos bramam no meio da tua assembléia; põem nela as suas insígnias por sinais.5 A entrada superior cortaram com machados a grade de madeira.6 Eis que toda obra entalhada, eles a despedaçaram a machados e martelos.7 Lançaram fogo ao teu santuário; profanaram, derrubando-a até o chão, a morada do teu nome.8 Disseram no seu coração: Despojemo-la duma vez. Queimaram todas as sinagogas de Deus na terra.9 Não vemos mais as nossas insígnias, não há mais profeta; nem há entre nós alguém que saiba até quando isto durará. 10 Até quando, ó Deus, o adversário afrontará? O inimigo ultrajará o teu nome para sempre?11 Por que reténs a tua mão, sim, a tua destra? Tira-a do teu seio, e consome-os.12 Todavia, Deus é o meu Rei desde a antigüidade, operando a salvação no meio da terra.13 Tu dividiste o mar pela tua força; esmigalhaste a cabeça dos monstros marinhos sobre as águas.14 Tu esmagaste as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto.15 Tu abriste fontes e ribeiros; tu secaste os rios perenes.16 Teu é o dia e tua é a noite: tu preparaste a luz e o sol.17 Tu estabeleceste todos os limites da terra; verão e inverno, tu os fizeste.18 Lembra-te disto: que o inimigo te afrontou, ó Senhor, e que um povo insensato ultrajou o teu nome.19 Não entregues às feras a alma da tua rola; não te esqueça para sempre da vida dos teus aflitos.20 Atenta para o teu pacto, pois os lugares tenebrosos da terra estão cheios das moradas de violência.21 Não volte envergonhado o oprimido; louvem o teu nome o aflito e o necessitado.22 Levanta-te, ó Deus, pleiteia a tua própria causa; lembra-te da afronta que o insensato te faz continuamente.23 Não te esqueças da gritaria dos teus adversários; o tumulto daqueles que se levantam contra ti sobe continuamente. 


Salmo do dia  71.
.
1 Em ti, Senhor, me refugio; nunca seja eu confundido.2 Na tua justiça socorre-me e livra-me; inclina os teus ouvidos para mim, e salva-me.3 Sê tu para mim uma rocha de refúgio a que sempre me acolha; deste ordem para que eu seja salvo, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza. 4 Livra-me, Deus meu, da mão do ímpio, do poder do homem injusto e cruel, 5 Pois tu és a minha esperança, Senhor Deus; tu és a minha confiança desde a minha mocidade. 6 Em ti me tenho apoiado desde que nasci; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe. O meu louvor será teu constantemente. 7 Sou para muitos um assombro, mas tu és o meu refúgio forte.8 A minha boca se enche do teu louvor e da tua glória continuamente.9 Não me enjeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se forem acabando as minhas forças.10 Porque os meus inimigos falam de mim, e os que espreitam a minha vida consultam juntos,11 dizendo: Deus o desamparou; persegui-o e prendei-o, pois não há quem o livre.12 Ó Deus, não te alongues de mim; meu Deus, apressa-te em socorrer-me.13 Sejam envergonhados e consumidos os meus adversários; cubram-se de opróbrio e de confusão aqueles que procuram o meu mal.14 Mas eu esperarei continuamente, e te louvarei cada vez mais.15 A minha boca falará da tua justiça e da tua salvação todo o dia, posto que não conheça a sua grandeza.16 Virei na força do Senhor Deus; farei menção da tua justiça, da tua tão somente.17 Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas.
18 Agora, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros.19 A tua justiça, ó Deus, atinge os altos céus; tu tens feito grandes coisas; ó Deus, quem é semelhante a ti?20 Tu, que me fizeste ver muitas e penosas tribulações, de novo me restituirás a vida, e de novo me tirarás dos abismos da terra.21 Aumentarás a minha grandeza, e de novo me consolarás.
22 Também eu te louvarei ao som do saltério, pela tua fidelidade, ó meu Deus; cantar-te-ei ao som da harpa, ó Santo de Israel.23 Os meus lábios exultarão quando eu cantar os teus louvores, assim como a minha alma, que tu remiste.24 Também a minha língua falará da tua justiça o dia todo; pois estão envergonhados e confundidos aqueles que procuram o meu mal.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Salmo Número 73 e salmo do dia

Salmo Número 73.
.
1 Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. 2 Quanto a mim, os meus pés quase resvalaram; pouco faltou para que os meus passos escorregassem. 3 Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios.4 Não há apertos na sua morte; o seu corpo é forte e sadio.5 Não se acham em tribulações como outra gente, nem são afligidos como os demais homens. 6 Pelo que a soberba lhes cinge o pescoço como um colar; a violência os cobre como um vestido.7 Os olhos deles estão inchados de gordura; trasbordam as fantasias do seu coração.8 Motejam e falam maliciosamente; falam arrogantemente da opressão. 9 Põem a sua boca contra os céus, e a sua língua percorre a terra.10 Pelo que o povo volta para eles e não acha neles falta alguma.11 E dizem: Como o sabe Deus? e: Há conhecimento no Altíssimo?12 Eis que estes são ímpios; sempre em segurança, aumentam as suas riquezas. 13 Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração e lavado as minhas mãos na inocência,14 pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã.15 Se eu tivesse dito: Também falarei assim; eis que me teria havido traiçoeiramente para com a geração de teus filhos.16 Quando me esforçava para compreender isto, achei que era tarefa difícil para mim,17 até que entrei no santuário de Deus; então percebi o fim deles.18 Certamente tu os pões em lugares escorregadios, tu os lanças para a ruína. 19 Como caem na desolação num momento! ficam totalmente consumidos de terrores. 20 Como faz com um sonho o que acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás as suas fantasias.21 Quando o meu espírito se amargurava, e sentia picadas no meu coração, 22 estava embrutecido, e nada sabia; era como animal diante de ti.23 Todavia estou sempre contigo; tu me seguras a mão direita.24 Tu me guias com o teu conselho, e depois me receberás em glória.25 A quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. 26 A minha carne e o meu coração desfalecem; do meu coração, porém, Deus é a fortaleza, e o meu quinhão para sempre.
27 Pois os que estão longe de ti perecerão; tu exterminas todos aqueles que se desviam de ti. 28 Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; ponho a minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as suas obras. 

Salmo do dia Número 57

.
1 Compadece-te de mim, ó Deus, compadece-te de mim, pois em ti se refugia a minha alma; à sombra das tuas asas me refugiarei, até que passem as calamidades.2 Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.3 Ele do céu enviará seu auxílio , e me salvará, quando me ultrajar aquele que quer calçar-me aos pés. Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade.4 Estou deitado no meio de leões; tenho que deitar-me no meio daqueles que respiram chamas, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e cuja língua é espada afiada.5 Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; seja a tua glória sobre toda a terra.6 Armaram um laço para os meus passos, a minha alma ficou abatida; cavaram uma cova diante de mim, mas foram eles que nela caíram.7 Resoluto está o meu coração, ó Deus, resoluto está o meu coração; cantarei, sim, cantarei louvores.8 Desperta, minha alma; despertai, alaúde e harpa; eu mesmo despertarei a aurora. 9 Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; cantar-te-ei louvores entre as nações.10 Pois a tua benignidade é grande até os céus, e a tua verdade até as nuvens.11 Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e seja a tua glória sobre a terra.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Salmo Número 72 e salmo do dia

Salmo Número 72.
.
1 Ó Deus, dá ao rei os teus juízes, e a tua justiça ao filho do rei.2 Julgue ele o teu povo com justiça, e os teus pobres com eqüidade.3 Que os montes tragam paz ao povo, como também os outeiros, com justiça.4 Julgue ele os aflitos do povo, salve os filhos do necessitado, e esmague o opressor. 5 Viva ele enquanto existir o sol, e enquanto durar a lua, por todas as gerações. 6 Desça como a chuva sobre o prado, como os chuveiros que regam a terra. 7 Nos seus dias floresça a justiça, e haja abundância de paz enquanto durar a lua. 8 Domine de mar a mar, e desde o Rio até as extremidades da terra.9 Inclinem-se diante dele os seus adversários, e os seus inimigos lambam o pó.10 Paguem-lhe tributo os reis de Társis e das ilhas; os reis de Sabá e de Seba ofereçam-lhe dons.11 Todos os reis se prostrem perante ele; todas as nações o sirvam.12 Porque ele livra ao necessitado quando clama, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude.13 Compadece-se do pobre e do necessitado, e a vida dos necessitados ele salva.14 Ele os liberta da opressão e da violência, e precioso aos seus olhos é o sangue deles.15 Viva, pois, ele; e se lhe dê do ouro de Sabá; e continuamente se faça por ele oração, e o bendigam em todo o tempo.16 Haja abundância de trigo na terra sobre os cumes dos montes; ondule o seu fruto como o Líbano, e das cidades floresçam homens como a erva da terra.17 Permaneça o seu nome eternamente; continue a sua fama enquanto o sol durar, e os homens sejam abençoados nele; todas as nações o chamem bem-aventurado.18 Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, o único que faz maravilhas.19 Bendito seja para sempre o seu nome glorioso, e encha-se da sua glória toda a terra. Amém e amém.20 Findam aqui as orações de Davi, filho de Jessé.

Salmo do dia: 15.
.
1 Quem, Senhor, habitará na tua tenda? quem morará no teu santo monte?2 Aquele que anda irrepreensivelmente e pratica a justiça, e do coração fala a verdade; 3 que não difama com a sua língua, nem faz o mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta; 4 aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, embora jure com dano seu, não muda;5 que não empresta o seu dinheiro a juros, nem recebe peitas contra o inocente. Aquele que assim procede nunca será abalado.
.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Salmo Número 71 e salmo do dia

Salmo Número 71.
.
1 Em ti, Senhor, me refugio; nunca seja eu confundido. 2 Na tua justiça socorre-me e livra-me; inclina os teus ouvidos para mim, e salva-me. 3 Sê tu para mim uma rocha de refúgio a que sempre me acolha; deste ordem para que eu seja salvo, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza. 4 Livra-me, Deus meu, da mão do ímpio, do poder do homem injusto e cruel, 5 Pois tu és a minha esperança, Senhor Deus; tu és a minha confiança desde a minha mocidade. 6 Em ti me tenho apoiado desde que nasci; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe. O meu louvor será teu constantemente. 7 Sou para muitos um assombro, mas tu és o meu refúgio forte.8 A minha boca se enche do teu louvor e da tua glória continuamente.9 Não me enjeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se forem acabando as minhas forças.10 Porque os meus inimigos falam de mim, e os que espreitam a minha vida consultam juntos,11 dizendo: Deus o desamparou; persegui-o e prendei-o, pois não há quem o livre.12 Ó Deus, não te alongues de mim; meu Deus, apressa-te em socorrer-me.13 Sejam envergonhados e consumidos os meus adversários; cubram-se de opróbrio e de confusão aqueles que procuram o meu mal.14 Mas eu esperarei continuamente, e te louvarei cada vez mais.15 A minha boca falará da tua justiça e da tua salvação todo o dia, posto que não conheça a sua grandeza.16 Virei na força do Senhor Deus; farei menção da tua justiça, da tua tão somente.17 Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas. 18 Agora, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros. 19 A tua justiça, ó Deus, atinge os altos céus; tu tens feito grandes coisas; ó Deus, quem é semelhante a ti?20 Tu, que me fizeste ver muitas e penosas tribulações, de novo me restituirás a vida, e de novo me tirarás dos abismos da terra. 21 Aumentarás a minha grandeza, e de novo me consolarás.22 Também eu te louvarei ao som do saltério, pela tua fidelidade, ó meu Deus; cantar-te-ei ao som da harpa, ó Santo de Israel.23 Os meus lábios exultarão quando eu cantar os teus louvores, assim como a minha alma, que tu remiste.24 Também a minha língua falará da tua justiça o dia todo; pois estão envergonhados e confundidos aqueles que procuram o meu mal.
Salmo do dia: 107.
.
1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre;2 digam-no os remidos do Senhor, os quais ele remiu da mão do inimigo,3 e os que congregou dentre as terras, do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul.4 Andaram desgarrados pelo deserto, por caminho ermo; não acharam cidade em que habitassem. 5 Andavam famintos e sedentos; desfalecia-lhes a alma.6 E clamaram ao Senhor na sua tribulação, e ele os livrou das suas angústias;7 conduziu-os por um caminho direito, para irem a uma cidade em que habitassem.
8 Dêem graças ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens!9 Pois ele satisfaz a alma sedenta, e enche de bens a alma faminta.10 Quanto aos que se assentavam nas trevas e sombra da morte, presos em aflição e em ferros,11 por se haverem rebelado contra as palavras de Deus, e desprezado o conselho do Altíssimo,12 eis que lhes abateu o coração com trabalho; tropeçaram, e não houve quem os ajudasse.13 Então clamaram ao Senhor na sua tribulação, e ele os livrou das suas angústias.14 Tirou-os das trevas e da sombra da morte, e quebrou-lhes as prisões.15 Dêem graças ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens!16 Pois quebrou as portas de bronze e despedaçou as trancas de ferro.17 Os insensatos, por causa do seu caminho de transgressão, e por causa das suas iniqüidades, são afligidos.18 A sua alma aborreceu toda sorte de comida, e eles chegaram até as portas da morte.19 Então clamaram ao Senhor na sua tribulação, e ele os livrou das suas angústias.20 Enviou a sua palavra, e os sarou, e os livrou da destruição.21 Dêem graças ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens!22 Ofereçam sacrifícios de louvor, e relatem as suas obras com regozijo!23 Os que descem ao mar em navios, os que fazem comércio nas grandes águas,24 esses vêem as obras do Senhor, e as suas maravilhas no abismo.25 Pois ele manda, e faz levantar o vento tempestuoso, que eleva as ondas do mar.26 Eles sobem ao céu, descem ao abismo; esvaece-lhes a alma de aflição.27 Balançam e cambaleiam como ébrios, e perdem todo o tino.28 Então clamam ao Senhor na sua tribulação, e ele os livra das suas angústias.29 Faz cessar a tormenta, de modo que se acalmam as ondas.30 Então eles se alegram com a bonança; e assim ele os leva ao porto desejado.31 Dêem graças ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens!32 Exaltem-no na congregação do povo, e louvem-no na assembléia dos anciãos!33 Ele converte rios em deserto, e nascentes em terra sedenta;34 a terra frutífera em deserto salgado, por causa da maldade dos que nela habitam.35 Converte o deserto em lagos, e a terra seca em nascentes.36 E faz habitar ali os famintos, que edificam uma cidade para sua habitação;37 semeiam campos e plantam vinhas, que produzem frutos abundantes.38 Ele os abençoa, de modo que se multiplicam sobremaneira; e não permite que o seu gado diminua.39 Quando eles decrescem e são abatidos pela opressão, aflição e tristeza,40 ele lança o desprezo sobre os príncipes, e os faz desgarrados pelo deserto, onde não há caminho.41 Mas levanta da opressão o necessitado para um alto retiro, e dá-lhe famílias como um rebanho.42 Os retos o vêem e se regozijam, e toda a iniqüidade tapa a sua própria boca.43 Quem é sábio observe estas coisas, e considere atentamente as benignidades do Senhor.
.


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Salmo Número 70 e salmo do dia

Salmo Número 70
.
1 Apressa-te, ó Deus, em me livrar; Senhor, apressa-te em socorrer-me. 2 Fiquem envergonhados e confundidos os que procuram tirar-me a vida; tornem atrás e confundam-se os que me desejam o mal. 3 Sejam cobertos de vergonha os que dizem: Ah! Ah!4 Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: engrandecido seja Deus.5 Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te em me valer, ó Deus. Tu és o meu amparo e o meu libertador; Senhor, não te detenhas. 


Salmo do dia Número 96.
.
1 Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todos os moradores da terra. 2 Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai de dia em dia a sua salvação. 3 Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas. 4 Porque grande é o Senhor, e digno de ser louvado; ele é mais temível do que todos os deuses. 5 Porque todos os deuses dos povos são ídolos; mas o Senhor fez os céus. 6 Glória e majestade estão diante dele, força e formosura no seu santuário. 7 Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força. 8 Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas, e entrai nos seus átrios. 9 Adorai ao Senhor vestidos de trajes santos; tremei diante dele, todos os habitantes da terra.10 Dizei entre as nações: O Senhor reina; ele firmou o mundo, de modo que não pode ser abalado. Ele julgará os povos com retidão.11 Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude. 12 Exulte o campo, e tudo o que nele há; então cantarão de júbilo todas as árvores do bosque 13 diante do Senhor, porque ele vem, porque vem julgar a terra: julgará o mundo com justiça e os povos com a sua fidelidade. 

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Salmo Número 69 e salmo do dia

Salmo Número 69.
.
1 Salva-me, ó Deus, pois as águas me sobem até o pescoço.2 Atolei-me em profundo lamaçal, onde não se pode firmar o pé; entrei na profundeza das águas, onde a corrente me submerge. 3 Estou cansado de clamar; secou-se-me a garganta; os meus olhos desfalecem de esperar por meu Deus. 4 Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; poderosos são aqueles que procuram destruir-me, que me atacam com mentiras; por isso tenho de restituir o que não extorqui.5 Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultícia, e as minhas culpas não são ocultas.6 Não sejam envergonhados por minha causa aqueles que esperam em ti, ó Senhor Deus dos exércitos; não sejam confundidos por minha causa aqueles que te buscam, ó Deus de Israel.7 Porque por amor de ti tenho suportado afrontas; a confusão me cobriu o rosto.8 Tornei-me como um estranho para os meus irmãos, e um desconhecido para os filhos de minha mãe.9 Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim.10 Quando chorei e castiguei com jejum a minha alma, isto se me tornou em afrontas.11 Quando me vesti de cilício, fiz-me para eles um provérbio.12 Aqueles que se sentem à porta falam de mim; e sou objeto das cantigas dos bêbedos.13 Eu, porém, faço a minha oração a ti, ó Senhor, em tempo aceitável; ouve-me, ó Deus, segundo a grandeza da tua benignidade, segundo a fidelidade da tua salvação.14 Tira-me do lamaçal, e não me deixes afundar; seja eu salvo dos meus inimigos, e das profundezas das águas.5 Não me submerja a corrente das águas e não me trague o abismo, nem cerre a cova a sua boca sobre mim.16 Ouve-me, Senhor, pois grande é a tua benignidade; volta-te para mim segundo a tua muitíssima compaixão.17 Não escondas o teu rosto do teu servo; ouve-me depressa, pois estou angustiado.18 Aproxima-te da minha alma, e redime-a; resgata-me por causa dos meus inimigos.19 Tu conheces o meu opróbrio, a minha vergonha, e a minha ignomínia; diante de ti estão todos os meus adversários.20 Afrontas quebrantaram-me o coração, e estou debilitado. Esperei por alguém que tivesse compaixão, mas não houve nenhum; e por consoladores, mas não os achei.21 Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre.22 Torne-se a sua mesa diante deles em laço, e sejam-lhes as suas ofertas pacíficas uma armadilha.23 Obscureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e faze com que os seus lombos tremam constantemente.24 Derrama sobre eles a tua indignação, e apanhe-os o ardor da tua ira.25 Fique desolada a sua habitação, e não haja quem habite nas suas tendas.26 Pois perseguem a quem afligiste, e aumentam a dor daqueles a quem feriste.27 Acrescenta iniqüidade à iniqüidade deles, e não encontrem eles absolvição na tua justiça.28 Sejam riscados do livro da vida, e não sejam inscritos com os justos.29 Eu, porém, estou aflito e triste; a tua salvação, ó Deus, me ponha num alto retiro.30 Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com ação de graças.31 Isto será mais agradável ao Senhor do que um boi, ou um novilho que tem pontas e unhas.32 Vejam isto os mansos, e se alegrem; vós que buscais a Deus reviva o vosso coração.33 Porque o Senhor ouve os necessitados, e não despreza os seus, embora sejam prisioneiros.34 Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo quanto neles se move.35 Porque Deus salvará a Sião, e edificará as cidades de Judá, e ali habitarão os seus servos e a possuirão.36 E herdá-la-á a descendência de seus servos, e os que amam o seu nome habitarão nela..

Salmo do dia Número 135.
.
1 Louvai ao Senhor. Louvai o nome do Senhor; louvai-o, servos do Senhor, 2 vós que assistis na casa do Senhor, nos átrios da casa do nosso Deus.3 Louvai ao Senhor, porque o Senhor é bom; cantai louvores ao seu nome, porque ele é bondoso.4 Porque o Senhor escolheu para si a Jacó, e a Israel para seu tesouro peculiar.5 Porque eu conheço que o Senhor é grande e que o nosso Senhor está acima de todos os deuses.6 Tudo o que o Senhor deseja ele o faz, no céu e na terra, nos mares e em todos os abismos.7 Faz subir os vapores das extremidades da terra; faz os relâmpagos para a chuva; tira os ventos dos seus tesouros.8 Foi ele que feriu os primogênitos do Egito, desde os homens até os animais;9 que operou sinais e prodígios no meio de ti, ó Egito, contra Faraó e contra os seus servos;10 que feriu muitas nações, e matou reis poderosos:11 a Siom, rei dos amorreus, e a Ogue, rei de Basã, e a todos os reinos de Canaã;12 e deu a terra deles em herança, em herança a Israel, seu povo.13 O teu nome, ó Senhor, subsiste para sempre; e a tua memória, ó Senhor, por todas as gerações.14 Pois o Senhor julgará o seu povo, e se compadecerá dos seus servos.15 Os ídolos das nações são prata e ouro, obra das mãos dos homens;16 têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem;17 têm ouvidos, mas não ouvem; nem há sopro algum na sua boca.18 Semelhantemente a eles se tornarão os que os fazem, e todos os que neles confiam.
19 Ó casa de Israel, bendizei ao Senhor; ó casa de Arão, bendizei ao Senhor;20 ó casa de Levi, bendizei ao Senhor; vós, os que temeis ao Senhor, bendizei ao Senhor.21 Desde Sião seja bendito o Senhor, que habita em Jerusalém. Louvai ao Senhor. .




segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Salmo Número 68 e salmo do dia

Salmo Número 68.
.
1 Levanta-se Deus! Sejam dispersos os seus inimigos; fujam de diante dele os que o odeiam! 2 Como é impelida a fumaça, assim tu os impeles; como a cera se derrete diante do fogo, assim pereçam os ímpios diante de Deus. 3 Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e se encham de júbilo. 4 Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que cavalga sobre as nuvens, pois o seu nome é Já; exultai diante dele. 5 Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus na sua santa morada. 6 Deus faz que o solitário viva em família; liberta os presos e os faz prosperar; mas os rebeldes habitam em terra árida. 7 Ó Deus! quando saías à frente do teu povo, quando caminhavas pelo deserto, 8 a terra se abalava e os céus gotejavam perante a face de Deus; o próprio Sinai tremeu na presença de Deus, do Deus de Israel. 9 Tu, ó Deus, mandaste copiosa chuva; restauraste a tua herança, quando estava cansada. 10 Nela habitava o teu rebanho; da tua bondade, ó Deus, proveste o pobre. 11 O Senhor proclama a palavra; grande é a companhia dos que anunciam as boas-novas. 12 Reis de exércitos fogem, sim, fogem; as mulheres em casa repartem os despojos.13 Deitados entre redis, sois como as asas da pomba cobertas de prata, com as suas penas de ouro amarelo. 14 Quando o Todo-Poderoso ali dispersou os reis, caiu neve em Zalmom. 15 Monte grandíssimo é o monte de Basã; monte de cimos numerosos é o monte de Basã! 16 Por que estás, ó monte de cimos numerosos, olhando com inveja o monte que Deus desejou para sua habitação? Na verdade o Senhor habitará nele eternamente.17 Os carros de Deus são miríades, milhares de milhares. O Senhor está no meio deles, como em Sinai no santuário. 18 Tu subiste ao alto, levando os teus cativos; recebeste dons dentre os homens, e até dentre os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles.19 Bendito seja o Senhor, que diariamente leva a nossa carga, o Deus que é a nossa salvação.20 Deus é para nós um Deus de libertação; a Jeová, o Senhor, pertence o livramento da morte.21 Mas Deus esmagará a cabeça de seus inimigos, o crânio cabeludo daquele que prossegue em suas culpas.22 Disse o Senhor: Eu os farei voltar de Basã; fá-los-ei voltar das profundezas do mar;23 para que mergulhes o teu pé em sangue, e para que a língua dos teus cães tenha dos inimigos o seu quinhão.24 Viu-se, ó Deus, a tua entrada, a entrada do meu Deus, meu Rei, no santuário.25 Iam na frente os cantores, atrás os tocadores de instrumentos, no meio as donzelas que tocavam adufes. 26 Bendizei a Deus nas congregações, ao Senhor, vós que sois da fonte de Israel.27 Ali está Benjamim, o menor deles, na frente; os chefes de Judá com o seu ajuntamento; os chefes de Judá com o seu ajuntamento; os chefes de Zebulom e os chefes de Naftali.28 Ordena, ó Deus, a tua força; confirma, ó Deus, o que já fizeste por nós.29 Por amor do teu templo em Jerusalém, os reis te trarão presentes.30 Repreende as feras dos caniçais, a multidão dos touros, com os bezerros dos povos. Calca aos pés as suas peças de prata; dissipa os povos que se deleitam na guerra.31 Venham embaixadores do Egito; estenda a Etiópia ansiosamente as mãos para Deus.32 Reinos da terra, cantai a Deus, cantai louvores ao Senhor,33 àquele que vai montado sobre os céus dos céus, que são desde a antigüidade; eis que faz ouvir a sua voz, voz veemente.34 Atribuí a Deus força; sobre Israel está a sua excelência, e a sua força nos firmamento.35 Ó Deus, tu és tremendo desde o teu santuário; o Deus de Israel, ele dá força e poder ao seu povo. Bendito seja Deus!

Salmo do dia Número 19.
.
1 Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite.3 Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz.4 Por toda a terra estende-se a sua linha, e as suas palavras até os consfins do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol,5 que é qual noivo que sai do seu tálamo, e se alegra, como um herói, a correr a sua carreira.6 A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até a outra extremidade deles; e nada se esconde ao seu calor.7 A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples. 8 Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos.9 O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos.10 Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o que goteja dos favos.11 Também por eles o teu servo é advertido; e em os guardar há grande recompensa.12 Quem pode discernir os próprios erros? Purifica-me tu dos que me são ocultos.13 Também de pecados de presunção guarda o teu servo, para que não se assenhoreiem de mim; então serei perfeito, e ficarei limpo de grande transgressão.14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu! 

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Salmo Número 67 e salmo do dia

Salmo 67.
.
1 Deus se compadeça de nós e nos abençoe, e faça resplandecer o seu rosto sobre nós, 2 para que se conheça na terra o seu caminho e entre todas as nações a sua salvação. 3 Louvem-te, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.4 Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgas os povos com eqüidade, e guias as nações sobre a terra. 5 Louvem-te, ó Deus, os povos; louvem os povos todos. 6 A terra tem produzido o seu fruto; e Deus, o nosso Deus, tem nos abençoado.7 Deus nos tem abençoado; temam-no todas as extremidades da terra! 

Salmo do dia Número 15.
.
1 Quem, Senhor, habitará na tua tenda? quem morará no teu santo monte?2 Aquele que anda irrepreensivelmente e pratica a justiça, e do coração fala a verdade;3 que não difama com a sua língua, nem faz o mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta;4 aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, embora jure com dano seu, não muda;5 que não empresta o seu dinheiro a juros, nem recebe peitas contra o inocente. Aquele que assim procede nunca será abalado.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Salmo Número 66 e salmo do dia

Salmo Número 66.
.
1 Louvai a Deus com brados de júbilo, todas as terras. 2 Cantai a glória do seu nome, dai glória em seu louvor. 3 Dizei a Deus: Quão tremendas são as tuas obras! pela grandeza do teu poder te lisonjeiam os teus inimigos.4 Toda a terra te adorará e te cantará louvores; eles cantarão o teu nome.5 Vinde, e vede as obras de Deus; ele é tremendo nos seus feitos para com os filhos dos homens.6 Converteu o mar em terra seca; passaram o rio a pé; ali nos alegramos nele.7 Ele governa eternamente pelo seu poder; os seus olhos estão sobre as nações; não se exaltem os rebeldes.8 Bendizei, povos, ao nosso Deus, e fazei ouvir a voz do seu louvor;9 ao que nos conserva em vida, e não consente que resvalem os nossos pés.10 Pois tu, ó Deus, nos tens provado; tens nos refinado como se refina a prata.11 Fizeste-nos entrar no laço; pesada carga puseste sobre os nossos lombos.12 Fizeste com que os homens cavalgassem sobre as nossas cabeças; passamos pelo fogo e pela água, mas nos trouxeste a um lugar de abundância. 13 Entregarei em tua casa com holocaustos; pagar-te-ei os meus votos,14 votos que os meus lábios pronunciaram e a minha boca prometeu, quando eu estava na angústia.15 Oferecer-te-ei holocausto de animais nédios, com incenso de carneiros; prepararei novilhos com cabritos.16 Vinde, e ouvi, todos os que temeis a Deus, e eu contarei o que ele tem feito por mim.
17 A ele clamei com a minha boca, e ele foi exaltado pela minha língua.
18 Se eu tivesse guardado iniqüidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido;19 mas, na verdade, Deus me ouviu; tem atendido à voz da minha oração.20 Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem retirou de mim a sua benignidade. 

Salmo do dia 60.
.
1 Ó Deus, tu nos rejeitaste, tu nos esmagaste, tu tens estado indignado; oh, restabelece-nos. 2 Abalaste a terra, e a fendeste; sara as suas fendas, pois ela treme. 3 Ao teu povo fizeste ver duras coisas; fizeste-nos beber o vinho de aturdimento. 4 Deste um estandarte aos que te temem, para o qual possam fugir de diante do arco. 5 Para que os teus amados sejam livres, salva-nos com a tua destra, e responde-nos. 6 Deus falou na sua santidade: Eu exultarei; repartirei Siquém e medirei o vale de Sucote.7 Meu é Gileade, e meu é Manassés; Efraim é o meu capacete; Judá é o meu cetro.8 Moabe é a minha bacia de lavar; sobre Edom lançarei o meu sapato; sobre a Filístia darei o brado de vitória.9 Quem me conduzirá à cidade forte? Quem me guiará até Edom?10 Não nos rejeitaste, ó Deus? e tu, ó Deus, não deixaste de sair com os nossos exércitos?11 Dá-nos auxílio contra o adversário, pois vão é o socorro da parte do homem.12 Em Deus faremos proezas; porque é ele quem calcará aos pés os nossos inimigos. 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Salmo 65 e salmo do dia

Salmo Número 65.
.
1 A ti, ó Deus, é devido o louvor em Sião; e a ti se pagará o voto. 2 Ó tu que ouves a oração! a ti virá toda a carne. 3 Prevalecem as iniqüidades contra mim; mas as nossas transgressões, tu as perdoarás.4 Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para habitar em teus átrios! Nós seremos satisfeitos com a bondade da tua casa, do teu santo templo.5 Com prodígios nos respondes em justiça, ó Deus da nossa salvação, a esperança de todas as extremidades da terra, e do mais remoto mar;6 tu que pela tua força consolidas os montes, cingido de poder;7 que aplacas o ruído dos mares, o ruído das suas ondas, e o tumulto dos povos.8 Os que habitam os confins da terra são tomados de medo à vista dos teus sinais; tu fazes exultar de júbilo as saídas da manhã e da tarde.9 Tu visitas a terra, e a regas; grandemente e enriqueces; o rio de Deus está cheio d'água; tu lhe dás o trigo quando assim a tens preparado;10 enches d'água os seus sulcos, aplanando-lhes as leivas, amolecendo-a com a chuva, e abençoando as suas novidades.11 Coroas o ano com a tua bondade, e as tuas veredas destilam gordura;12 destilam sobre as pastagens do deserto, e os outeiros se cingem de alegria.13 As pastagens revestem-se de rebanhos, e os vales se cobrem de trigo; por isso eles se regozijam, por isso eles cantam.confiará nele, e todos os de coração reto cantarão louvores. 

Salmo do dia Número 39.
.
1 Disse eu: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a minha boca com uma mordaça, enquanto o ímpio estiver diante de mim. 2 Com silêncio fiquei qual um mundo; calava-me mesmo acerca do bem; mas a minha dor se agravou. 3 Acendeu-se dentro de mim o meu coração; enquanto eu meditava acendeu-se o fogo; então com a minha língua, dizendo;4 Faze-me conhecer, ó Senhor, o meu fim, e qual a medida dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou.5 Eis que mediste os meus dias a palmos; o tempo da minha vida é como que nada diante de ti. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade.6 Na verdade, todo homem anda qual uma sombra; na verdade, em vão se inquieta, amontoa riquezas, e não sabe quem as levará.7 Agora, pois, Senhor, que espero eu? a minha esperança está em ti.8 Livra-me de todas as minhas transgressões; não me faças o opróbrio do insensato.9 Emudecido estou, não abro a minha boca; pois tu és que agiste,10 Tira de sobre mim o teu flagelo; estou desfalecido pelo golpe da tua mão. 11 Quando com repreensões castigas o homem por causa da iniquidade, destróis, como traça, o que ele tem de precioso; na verdade todo homem é vaidade.12 Ouve, Senhor, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou para contigo como um estranho, um peregrino como todos os meus pais.13 Desvia de mim o teu olhar, para que eu tome alento, antes que me vá e não exista mais.